Tel.: (85) 3013-8372

Cirurgias Plásticas em Fortaleza, Natal e São Luís Tel.: (85) 3013-8372

SIGA E FIQUE INFORMADO

  
  
  

O que é feito na blefaroplastia? Onde ficam as cicatrizes?

palpebrasCAPA

A blefaroplastia ou cirurgia às pálpebras é uma cirurgia estética com o objectivo principal de remover pele e gordura em excesso em torno dos olhos.

Com o passar dos anos à medida que a pessoa envelhece, a pele perde grande parte da sua elasticidade e tónus, tornando-se flácida e com rugas, podendo surgir ainda depósitos de gordura proeminentes na região em redor dos olhos.

Na blefaroplastia superior, é feita uma incisão na pálpebra superior acompanhando as linhas naturais da mesma, removendo do centro de cada pálpebra uma porção horizontal de pele e através dela alguma quantidade de gordura depositada na pálpebra superior.

As cicatrizes na pálpebra ficará quase imperceptível, ficando enquadrada nas dobras e pregas naturais da pálpebra.
Na blefaroplastia inferior, a incisão é feita logo abaixo das pestanas, de modo a que as cicatrizes na pálpebra inferior fique na zona de sombra das mesmas, e é prolongada obliquamente até ao canto dos olhos de modo a parecer uma ruga de expressão. O tónus da pálpebra inferior pode ser melhorado através do procedimento de cantopexia que consiste numa sutura no canto externo do olho.

Por vezes pode ser efectuada uma incisão na conjuntiva interna da pálpebra inferior (revestimento interno da pálpebra) quando apenas é necessário remover excesso de gordura e não remover pele, ficando então as cicatrizes na pálpebra inferior na porção interna sem expressão na pele.

Como ficam as cicatrizes após uma blefaroplastia? Os pontos têm de ser retirados?

As incisões são efectuadas de maneira a que as cicatrizes na pálpebra fiquem disfarçadas ao longo das pregas naturais das dobras das pálpebras, integrando-se nas rugas de expressão e linhas naturais da pele. As linhas utilizadas nas suturas são muito finas com o objectivo de não deixarem marcas na pele e os pontos devem ser retirados dentro de dois a cinco dias. Se, na blefaroplastia inferior a incisão foi efectuada internamente, não será necessário retirar os pontos pois serão reabsorvíveis.

Que cuidados devo ter após a cirurgia?

Para reduzir o edema (inchaço) devem ser aplicados compressas frias e dormir com a cabeceira ligeiramente levantada.

Será natural após a cirurgia ter necessidade de aplicar gotas oculares para ajudar a proteger o globo ocular de infecções e ajudar na sua lubrificação. Também deverá tomar medicação para as dores, apesar de serem esperadas apenas dores ligeiras a moderadas, e ainda algum antibiótico para prevenir infecções.

O processo de cicatrização depende de pessoa para pessoa, sendo um factor importante para um resultado final óptimo. Devem ser seguidas as indicações médicas para evitar possíveis complicações e aumentar a probabilidade de uma recuperação rápida.

Neste processo de cicatrização é importante manter uma vida saudável, evitando o fumo do cigarro pois o tabagismo afecta a microcirculação (circulação de vasos periféricos da pele), retardando a cicatrização e mando uma alimentação saudável para evitar aumento do peso.

Deverá ser evitado o máximo possível movimento excessivo das pálpebras para reduzir a pressão e estiramento das suturas, devendo ser feito repouso durante alguns dias até as suturas cicatrizarem.

O paciente, após a blefaroplastia deverá dormir de barriga para cima durante as primeiras duas semanas para evitar pressão e abrasão sobre as cicatrizes.

A higiene será normal (com água e sabão) pois não serão necessários pensos externos após a cirurgia.

O uso de óculos escuros são aconselhados até que a cicatrização esteja completa pois o sol pode dificultar a cicatrização e promover alterações na coloração da pele e cicatriz.

Fonte: lmrcirurgiaplastica

 

er1

 

selo

 

localização

canal4

fanpage

 

medico-consulta-com-br