Tel.: (85) 3013-8372

Cirurgias Plásticas em Fortaleza, Natal e São Luís Tel.: (85) 3013-8372

SIGA E FIQUE INFORMADO

  
  
  

Abdominoplastia

Abominoplastia---siteIntrodução

O abdómen é uma das zonas do corpo onde com maior facilidade se acumula gordura.

A distensão muscular provocada pela gravidez, variações de peso e desordens hormonais são factores contribuintes para as deformidades pouco estéticas da parede abdominal.

abdominoplastia 1A parede abdominal é constituída por 3 camadas distintas, pele, tecido celular subcutâneo com gordura e camada muscular; qualquer destas ditas camadas pode ser causa de deformidade sendo que o tipo de tratamento varia consoante o envolvimento selectivo de cada uma delas.

Segundo características individuais de cada paciente se escolhe o tipo de abdminoplastia, condicionando a dimensão da cicatriz resultante.

O objectivo da abdominoplastia não é outro senão obter um a parede abdominal “plana” melhorando a silhueta corporal. Os melhores candidatos são aqueles que apresentam peso próximo do seu peso ideal e excesso de pele que não desaparece com exercício ou dieta, e em especial mulheres que após a gravidez apresentam flacidez de pele e musculatura.

Mulheres com intenção de engravidar novamente deverão ser aconselhadas a diferir a cirurgia para depois dessa gravidez já que irão sofrer nova distensão da pele e músculos abdominais.

Recomendações Pré-operatorias

Fundamental como para qualquer outro tipo de intervenção cirúrgica é a observação em consulta para avaliação da situação e de potenciais contra-indicações; aqui devem ser discutidas as expectativas dos pacientes e esclarecidas todas as dúvidas.

Podem associar-se á abdominoplastia outras intervenções, tanto no abdomen (ex. Correcção de hérnia umbilical...) como noutras zonas corporais ( ex. Mamoplastia de aumento ou redução... ), que devem ser consideradas de acordo com as necessidades e desejos do paciente.

Fumadores são aconselhados a deixar de fumar pelo menos 1 mês antes e após a cirurgia.

Após avaliação em consulta deve realizar os seguintes exames préoperatorios – Análises ( hemograma completo, estudo da coagulação, glicémia, ureia, creatinina e ionograma ), Rx de torax e Electrocardiogramal.

Deve chegar à Clínica cerca de 1 hora antes do horário previsto para a cirurgia e deve manter um jejum completo (incluindo água) de 6 horas antes.

Anestesia

Poderá ser geral ou epidural.

Procedimento

abdominoplastia 3A lipectomia abdominal (abdominoplastia) é uma técnica em que se remove pele e gordura por uma incisão supra púbica, o que permite que a cicatriz fique dissimulada pela roupa interior ou bikini. 

A extensão da cicatriz depende do grau de flacidez e obesidade do doente. Além de permitir um “aplanamento” da parede por reparação muscular pode ainda, nos casos indicados, proceder-se a estreitamento da cintura.

O procedimento dura geralmente 2 a 3 horas e é necessária a utilização de drenos que se mantem por 24 a 48 horas.

Internamento

Permanecerá na Clinica o tempo indispensável para que possa ter alta em segurança;

em geral 1 ou 2 dias dependendo do tipo de anestesia e extensão do procedimento.

Pós-operatório

É recomendado repouso durante uma semana e a utilização de cinta apropriada durante um mês. Reinicio das actividades normais após a segunda semana e início paulatino de exercício físico á 4º semana.

È normal algum grau de edema que desaparece progressivamente. 

Em geral os resultados definitivos serão visíveis ao 3º ou 4º mês e é normal uma demora de 6 a 12 meses na recuperação da sensibilidade da pele do abdomen. 

È recomendado banho de chuveiro no pós-operatório em vez de banho de imersão.

Há que ter ainda cuidado com a alimentação não só com o intuito de não engordar mas também para que não haja distensão abdominal que pode provocar mau estar. Pode recorrer-se ao uso de laxantes para evitar esforço abdominal.

Como em outras cirurgias estéticas é aconselhado cuidado com a exposição solar.

O doente levará ainda em conta que o controle pós-operatório agendado pelo cirurgião é muito importante para o resultado final.

É indicada prevenção de tromboembolia pulmonar com heparina subcutânea por um período de 10-15 dias (processo semelhante á administração de insulina em doentes diabéticos).

Resultados

O resultado estético e reparador desta cirurgia é em geral excelente já que a firmeza obtida pelo tratamento muscular aliado á melhoria da silhueta faz com que o paciente se sinta mais cómodo e seguro; a adesão a uma dieta equilibrada e a um estilo de vida saudável ajuda a que o resultado se mantenha por mais tempo, com perfil atractivo e rejuvenescido.

 

er1

 

selo

 

localização

canal4

fanpage

 

medico-consulta-com-br